Deputados já estão em funções, metade é estreante

“Proclamo solenemente investidos nas suas funções, e na plenitude do exercício do seu mandato, os deputados eleitos para V Legislatura da Assembleia Nacional”, proclamou há instantes o presidente cessante da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Mais de metade dos deputados está a estrear-se no Parlamento.

Osdeputados com assentos no Parlamento fizeram o juramento com as mãos levantadas, jurando pela sua honra, desempenhar com toda a dedicação as funções em que foram investidos e cumprir a Constituição e as demais leis da República de Angola e jurando, também, defender os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, assegurando a justiça e a legalidade da Administração Pública.

Os resultados definitivos das quintas Eleições Gerais de Agosto último permitiram ao MPLA com que elegesse 124 deputados e que por sua vez, a UNITA elegesse 90, e o PRS, a FNLA e o PHA elegessem, cada um, dois deputados.

 

Mais de metade em estreia 

Segundo o Jornal de Angola, mais de metade dos deputados que foram esta sexta-feira investidos na V Legislatura da Assembleia Nacional são estreantes.

Entre os estreantes destacam-se os nomes como Bela Malaquias, Nimi a Simbi, Nuno Álvaro Dala, Joana Tomás, Luís do Nascimento, Apolo Felino Yakuvela, Esteves Hilário, Milonga Bernardo, Agostinho Kamuango, Rui Malopa Miguel, Alcino Jonas Kuvalela, Maricel Capama, Olívio Kilumbo e outros nomes.

O MPLA venceu as Eleições Gerais de 24 de Agosto último, em Angola com 51,17% elegendo 124 deputados. A UNITA obteve 2.756.786 votos e conquistou 90 lugares no Parlamento.

O terceiro partido mais votado foi o PRS com 71.351 votos que, lhe dá direito a dois deputados.

A FNLA e o PHA são os outros dois partidos que também conseguiram eleger dois deputados cada. A CASA-CE, APN e P-NJANGO não elegeram qualquer deputado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...