D. Rui Valério é o novo Patriarca de Lisboa

Rui Manuel Sousa Valério é o 18º Patriarca de Lisboa. Tem 58 anos e é natural da Urqueira, concelho de Ourém, distrito de Leiria.

D. Rui Valério foi ordenado bispo em 2018, tendo sido até agora bispo das Forças Armadas e Segurança, missão que na altura disse ter recebido de forma “incrédula” e com “surpresa”.

A tomada de posse da diocese vai acontecer a 2 de setembro, na Sé Patriarcal de Lisboa, diante do Cabido. A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, no Mosteiro dos Jerónimos.

Rui Valério nasceu a 24 de dezembro de 1964 e, conta, a fé entrou-lhe pelo coração dentro desde pequeno. Entrou no seminário de Monfortino para avançar nos estudos. “Tinha uma predisposição para a fé, mas não pensava logo em ser padre”, declarou.

Foi no início da década de 90 que D. Rui Valério professou os seus votos perpétuos, na congregação dos Padres Monfortinos, e foi ordenado padre, em Fátima, a 23 de março de 1991.

Como sacerdote, esteve em paróquias do concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, primeiro como coadjutor, de 1993 a 1995, e depois como pároco, de 2001 a 2007. Rui Valério gosta do contacto permanente com as pessoas e guarda no coração as missões no Alentejo onde chegou a dar educação religiosa e católica, trabalhava com histórias, teatros e músicas para evangelizar de forma mais fácil junto dos mais novos que depois fazia chegar a mensagem aos pais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...