CPLP reúne metade dos recursos energéticos do mundo

Os nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) juntos representam mais de 50% dos recursos energéticos do mundo e são o quarto maior produtor de petróleo.
O potencial energético da CPLP foi destacado no “II Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo”, evento da respectiva organização que decorre em Luanda, de 20 a 24 de Novembro de 2023.

Também foi expresso (no evento) que as nove economias dos países de língua oficial portuguesa concentram perto de 14% das reservas mundiais de água doce e juntas representam 8% da superfície global.

A CPLP (cujos Estados-membros estão fixados em África, Europa, América do Sul e Asia) é um mercado com mais de 300 milhões de consumidores e as projecções apontam para 500 milhões até ao final deste século.

Os indicadores acima, de acordo com os respectivos membros comunitários, sugerem a realização de acções para promover a cooperação económica com destaque para o comércio e empreendedorismo.

As relações entre os países-membros são alicerçadas na “Agenda Estratégica para a Consolidação Económica na CPLP 2022 – 2027” que está assente em acções concentradas em sete eixos tidos estruturantes.

“Promoção do comércio; promoção do investimento; capacitação institucional e empresarial; melhoria dos mecanismos de financiamento; reforço da competitividade; sistemas nacionais de propriedade industrial e infra-estruturas nacionais para a qualidade”, asseguram os membros.

Quanto à cooperação da CPLP na área de pequenos negócios e empreendedorismo, os países-membros concordam que devem intensificar esforços para a remoção das barreiras comerciais, assim como a criação de programas de apoio à exportação.

Ainda no domínio supracitado, deve-se fomentar a criação de zonas francas e de entrepostos comerciais nos países que compões a CPLP.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...