Costa do Marfim aposta em diplomacia económica com Angola

O embaixador da Costa do Marfim, Sentiero Jean-Marie Somet, recentemente acreditado em Angola, disse hoje, terça-feira, que vai priorizar a diplomacia económica, com vista a contribuir no fortalecimento das economias dos dois países.

Em declarações à imprensa, no final da audiência com a governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula, o embaixador disse que vai desenvolver uma série de visitas pelo país, para identificar oportunidades de negócios, sobretudo no sector agrícola, para posteriormente convidar empresários ivoiriense a investirem em Angola.

Acrescentou que vai promover, igualmente, encontros com os empresários angolanos, no sentido de convidá-los a investir no seu país (Costa do Marfim).

Disse que o seu país pretende melhorar e/ou fortalecer as trocas comerciais com Angola, através da importação e exportação de produtos, bem como reforçar a cooperação em vários domínios, com realce para Cultura e Desporto.

Em relação à província da Lunda Norte, o diplomata disse que vai atrair empresários do seu país a investirem no sector produtivo, ou seja, no fomento da agricultura e na transformação dos produtos.

Por outro lado, Sentiero Somet, anunciou que estará em curso, em breve, um levantamento exaustivo sobre o número real de cidadãos ivoiriennes a residir em Angola e sua situação migratória, com vista a criação de um banco de dados actualizado.

Por seu turno, a governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula, considerou oportuna a audiência, uma vez que os interesses entre ambos coincidem.

Fez saber que o governo local vai preparar as condições logísticas para enviar uma delegação à Costa do Marfim, no sentido de manter contactos com os empresários locais e atraí-los para a Lunda Norte.

Sublinhou que a província da Lunda Norte está aberta ao investimento privado, principalmente nos sectores da Agricultura, Turismo, Hotelaria e da Indústria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...