Combates voltam em força a Cartum após trégua de 72 horas
A trégua de 72 horas, destinada principalmente a facilitar o encaminhamento da ajuda humanitária – assinada no passado fim de semana entre o exército do Sudão e as Forças de Apoio Rápido (FAR) sob a égide da Arábia Saudita e dos Estados Unidos no passado fim de semana – expirou esta quarta-feira de manhã e os combates fizeram-se imediatamente ouvir na capital sudanesa, de acordo com a agência Reuters.
Um caça-bombardeiro do exército efectuou ataques em Bahri, no norte. Estes ataques foram recebidos com tiros de armas anti-aéreas. A artilharia foi utilizada em Omdurman, também a norte da capital, bem como no centro da cidade de Cartum, no bairro junto ao aeroporto internacional, de acordo com o Comité da Resistência local. Foram igualmente registados combates no terreno no sul da cidade, onde existe um grande acampamento militar. Por último, foram registados confrontos por residentes no estado do Cordofão do Sul, onde se situam os oleodutos que transportam petróleo do Sul do Sudão.
O frágil cessar-fogo foi violado em várias ocasiões, com as duas partes a acusarem-se mutuamente. Milhares de sudaneses conseguiram, no entanto, afastar-se da zona de combate, em condições muito perigosas. Refugiados recém-chegados ao Chade, por exemplo, relataram que milicianos abriram fogo contra colunas de civis que viajavam entre El-Geneina, a capital do Darfur Ocidental, e Adré, do outro lado da fronteira com o Chade.