Cobra mortal no cockpit força a aterragem de emergência

O que parecia apenas mais um voo do piloto sul-africano Rudolph Erasmus, transformou-se num enorme susto, a 11.000 pés de altitude, quando uma cobra deslizou debaixo do seu assento. “Honestamente, foi como se o meu cérebro não tivesse registado o que se estava a passar”, disse à BBC. “Foi um momento de […] admiração”, acrescentou, dizendo que inicialmente pensava que a sensação de frio nas suas costas era a sua garrafa de água. “Senti uma sensação fria a subir pela minha camisa”, disse, pensando que talvez não tivesse fechado bem a garrafa e que a água poderia estar a pingar pela camisa.

“Ao virar-me para a esquerda e olhar para baixo vi a cobra, recuando a cabeça para trás por baixo do assento.” Erasmus efectuou então uma aterragem de emergência no voo que tinha partido de Bloemfontein para Pretória. O avião transportava quatro passageiros. Erasmus, calmamente, resolveu depois informar os passageiros. “Temos uma cobra dentro do avião, está debaixo do meu assento, por isso vamos tentar aterrar o mais depressa possível.” E assim foi acabando o avião por efectuar uma aterragem de emergência na cidade de Welkom.

Uma mordedura de uma cobra do Cabo é letal e pode matar uma pessoa em apenas 30 minutos, por isso, não querendo causar pânico, Erasmus diz ter pensado cuidadosamente antes de dizer calmamente aos passageiros que havia um passageiro indesejado. Os pilotos são treinados para muitos cenários, mas certamente não para lidar com cobras no cockpit. Erasmus foi saudado como um herói, com o comissário sul-africano da aviação civil, Poppy Khosa, elogiando a sua “grande destreza e concentração, salvando as vidas a bordo”, de acordo com o site News24.

Todavia, o piloto diz que não se sente especial pelo que fez: “Penso que é um pouco exagerado. Os meus passageiros mantiveram-se calmos e isso foi muito importante.”

A presença do réptil não foi uma surpresa total. Dois trabalhadores do clube de voo de Worcester, onde o avião descolou pela primeira vez, disseram ter avistado há dias uma cobra debaixo do avião. Tentaram retirá-la, mas sem sucesso.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...