CNE diz que eleições foram “sucesso retumbante”
O processo eleitoral em Angola, que culminou com a votação hoje, 24 de Agosto, foi um sucesso retumbante, com base nas informações disponibilizadas pelas forças de defesa e segurança, informou o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo, quando falava há instantes aos jornalistas no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.
Lucas Quilundo anunciou que as urnas encerram na hora programada, às 16 horas, e, por volta das 18h30, a CNE já tinha começado a receber as actas síntese, inclusive de assembleias de voto no estrangeiro.
A Lei Eleitoral angolana permite que os partidos políticos façam contagem paralela dos votos, mas não podem publicar resultados provisórios. Os resultados que valem são os que são publicados pela Comissão Nacional Eleitoral.
O porta-voz da CNE diz os dados das actas sínteses vão começar a ser processados à medida que são enviadas para o centro de escrutínio, pelo que ainda é prematuro dizer quando e a que horas começam a ser divulgados os resultados, ainda que provisórios.
De um modo geral, Luanda regista neste momento um ambiente de muita calma num dia em que os seus habitantes vivem a festa da democracia. Os luandenses afluíram às urnas em massa com bastante urbanidade.
A revista Sábado de Portugal entrevistou dois dos observadores portugueses que estão neste momento em Angola a acompanhar as eleições. Carlos César e António Rodrigues, ex-deputado social democrata, garantem que o cenário de fraude é muito improvável.