CENTRO DE REFERÊNCIA PARA ADULTOS DO KIFICA PASSA A RECEBER MAIS ALUNOS
A construtora CARMON procedeu hoje a entrega ao Ministério da Educação (MED) o Centro de Referência de Educação de Adultos do Kifica, situado no distrito urbano do Benfica, em Luanda, reabilitado e ampliado. O Centro tem agora capacidade para receber 180 alunos por ano.
A reabilitação do Centro de Referência de Educação de Adultos do Kifica ocorreu no âmbito do protocolo para a implementação do “Projecto Alfabetizar”, assinado entre a CARMON e o MED, que visa dar oportunidade às pessoas com necessidades em aprender a ler e escrever.
Com a melhoria das condições, o Centro do Kifica inclui agora novos acessos, mais uma sala de aula, sala de professores, espaço de lazer, quadros para as salas, 120 novas carteiras, sala do director e gabinete de apoio, devidamente equipados.
“O nosso compromisso é ajudar o Estado, em particular o Ministério da Educação, na formação e preparação de quadros para o crescimento e desenvolvimento do país”, frisou o Responsável pelo Departamento de Desenvolvimento da CARMON, Dr. Bráulio Rodrigues.
No próximo ano lectivo, serão leccionadas seis turmas com uma capacidade de 30 alunos cada, o que poderá representar 180 pessoas alfabetizadas por ano.
“Esta infra-estrutura é uma mais-valia no cumprimento dos objectivos do MED. É nosso objectivo assegurar educação para todos. Nunca é tarde demais para aprender a ler e escrever. Vamos continuar a trabalhar com os nossos parceiros para oferecer à população melhor qualidade de ensino e aprendizagem, bem como melhores instalações para os alunos”, disse o Dr. Caetano Francisco Domingos, director do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, em representação da Senhora Ministra da Educação, Dra. Luísa Grilo.
A primeira parceria firmada entre a CARMON e o MED para a implementação do “Projecto Alfabetizar” foi em 2018 e resultou, até ao momento, na alfabetização de 404 pessoas. No ano lectivo 2023/2024, foram alfabetizadas 124 pessoas e a previsão é que este número suba para 180 com o aumento de mais uma sala de aula.