Candidato da oposição leva ligeiríssima vantagem nas presidenciais da Libéria

Com 85% das assembleias de voto apuradas, o candidato da oposição, Joseph Boakai, seguia ligeiramente à frente do actual presidente George Weah, na segunda volta das eleições presidências na Libéria, de acordo com a BBC.

Ao final desta manhã, Boakai tinha 50,6% dos votos, enquanto Weah tinha conquistado 49,4%, segundo a comissão eleitoral.

Em Outubro, na primeira volta, os dois candidatos ficaram separados por pouco mais de 7.000 votos, o que desencadeou a segunda volta de terça-feira.

Antiga estrela do futebol internacional, Weah, de 57 anos, está a tentar um segundo mandato. Tornou-se presidente após derrotar confortavelmente Boakai, de 78 anos, numa segunda volta em 2017.

Boakai foi vice-presidente no governo da Prémio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, que deixou o cargo de líder da Libéria após as eleições de 2017.

Não se sabe ao certo quando serão conhecidos os resultados finais. A comissão eleitoral tem 15 dias a contar do dia da votação para o anunciar.

Na primeira volta, Weah obteve 43,8% dos votos e Boakai 43,4% – ambos ficaram aquém do limiar de 50% necessário para serem eleitos. O terceiro candidato obteve apenas cerca de 2% dos votos.

Esta é a quarta vez que se realizam eleições presidenciais na Libéria desde o fim da guerra civil, há mais de 20 anos, tendo estas sido as mais renhidas do história do país.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...