Cabo Verde: Instituto denuncia “agressões” a Centro Histórico da Praia

O Instituto do Património Cultural (IPC) cabo-verdiano alertou hoje para a “sistemática agressão” no Centro Histórico da Praia, alertando que poderá comprometer o potencial que ditou a sua inscrição na lista indicativa a património mundial da UNESCO.

“O Centro Histórico da Praia encontra-se vulnerável a um conjunto de perigos inerentes a um sítio que é capital, nomeadamente a pressão demográfica e a especulação imobiliária o que potenciam um conjunto de riscos que possam pôr em causa a integridade e autenticidade do bem”, escreveu aquele instituto em nota de imprensa.

O comunicado do IPC surge na sequência de intervenções num edifício no Plateau, centro histórico da Praia, que é também classificado como Património Nacional, e que gerou muitas reacções nas redes sociais.

Sendo um edifício “com alto valor patrimonial”, segundo o Plano de Salvaguarda do Plateau, o IPC informou que pediu à Câmara Municipal da Praia o embargo da referida obra.

“As intervenções que estão a ser realizadas no referido edifício não cumprem com as directrizes do restauro de edifícios situados em centros classificados como históricos, estipulados por lei”, justificou aquele instituto, presidido por Jair Fernandes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...