Bié: Barragem de Camacupa entra em produção em 2023

A barragem hidroeléctrica de Camacupa, província do Bié, poderá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023, após as obras de recuperação, anunciou o governador, Alfredo Pereira. Neste momento, a execução da empreitada está acima de 80%o e, após a sua conclusão, a barragem terá uma capacidade de 1.8 megawatts,.

A hidroeléctrica foi destruída durante o conflito armado pós eleitoral de 1992. Até esse ano, fornecia energia aos municípios de Catabola, Camacupa e do Cuito.

As obras, retomadas em 2021, estão inseridas no Plano de Intervenção Integrado nos Municípios (PIIM), com um custo de mais de 16 milhões de euros, sob tutela do Ministério de Energia e Águas, contemplando igualmente, a construção de redes de média e baixa tensão e iluminação pública, com uma linha de transportação de 60 quilowatts, bem como a instalação de três grupos geradores, que vão produzir cerca de 1.500 quilowatts.

O Governo pretende abranger um total de mais de 500 mil habitantes de quatro municípios, nomeadamente Camacupa, Catabola, Cuemba e Cunhinga, bem como interligá-los com o sistema da energia de Laúca.

Segundo governador provincial, Alfredo Pereira, que falava na II reunião ordinária com o Conselho de Auscultação da Comunidade, a entrada  em funcionamento da hidroeléctrica de Camacupa vai acabar com os problemas do sector energético desta região e   alavancar a indústria no Bié.

Por outro lado, reiterou os avanços registados desde 2017 a 2022 no sector social, sobretudo na educação, onde se construiu mais de 60 escolas, saúde com 11 unidades sanitárias, para além da entrada em funcionamento dos hospitais “Walter Stranguay”, do Cuemba, Vouga, Nhârea, Cuito, entre outros.

O governador apontou ainda  a construção de mais de 10 pontes, terraplanagem de acima de 700 quilómetros das sedes municipais para as comunas, asfaltagens das sedes de Camacupa, Cunhinga, Catabola, Cuemba e Chitembo e  assistência as famílias camponeses e não só.

Comentários
Loading...