Benguela recebe mais de 11 mil turistas no primeiro semestre

Mais de 11 mil turistas estrangeiros visitaram a província de Benguela, durante o primeiro semestre do ano em curso.
Comparativamente ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 4 mil turistas que visitaram as terras das “Acácias Rubras”.

Dentre os turistas que visitaram Benguela, o destaque recai para visitantes dos Estados Unidos da América, Brasil, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Namíbia, África do Sul, Japão, Gana, Nigéria, Zimbabwe, entre outras.

Locais como a Catedral Nossa Senhora de Fátima, Igreja da Nossa Senhora do Pópulo, Museu Nacional de Arqueologia, Jardim da Administração Municipal e o Largo da Peça, em Benguela, bem como o Barco Zaire, no Lobito, além dos vários quilómetros de praias do litoral, foram os que despertaram o interesse dos turistas, durante a visita a Benguela.

Os dados foram anunciados pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela, Pascoal Luís, durante o encontro com os agentes culturais desta Província, realizado na sala magna da Administração Municipal de Benguela.

Segundo Pascoal Luís, o destaque das visitas recai para os turistas que visitaram a província, no âmbito do Comboio Rovus, oriundo da Tanzânia ,que trouxe cerca de 80 turistas de diversas nacionalidades.

As autoridades da província estão a adaptar a questão da cultura com o turismo, assegurando que as autoridades locais receberam mais dois pedidos de agências que pretendem trazer turistas estrangeiros.

Intercâmbio

Do balanço feito, Pascoal Luís destacou, a par da visita de turistas oriundos do Brasil, no quadro do intercâmbio cultural entre Angola e Brasil, os mais de 85 turistas que desembarcam no comboio mais luxuoso do Mundo, oriundo da Tanzânia, a bordo de pessoas de diversas nacionalidades.

“Somos a segunda província com maior rede hoteleira do país a nível de classificação, o que significa que daquilo que tem sido os nossos dados estatísticos da recepção de turistas. Recebemos 11 mil turistas no primeiro semestre deste ano, o que é positivo e desafiante”, disse.

Pascoal Luís disse que a província tem 32 hotéis, quarto aparthotéis, dois longes, associando-se mais de 1.240 unidades similares do sector de restauração, por exemplo, existe, também, por outro lado, uma avalanche muito grande, até de visitas de turistas que vêm prontamente com destino ao país, a exemplo do Comboio Rovus, mais luxuoso do Mundo, que esteve recentemente no país e trouxe mais de 85 turistas, que estiveram hospedados nas unidades hoteleiras da província.

O responsável disse já há classificação das unidades hoteleiras e assim, poder-se-ia, também, por outro lado, sobretudo, no sector da Cultura identificar os artistas e compositores com “algum gabarito, até porque prende-se dar gabarito, voz e vez aos artistas que se tem de nível alto e proceder-se uma reunião estratégica com as unidades hoteleiras da província, principalmente, aquelas que recebem o número maior de turistas no sentido de haver apresentações pessoais desses artistas que vão para essas unidades e que se regule com um contrato de prestação de serviço”.

Recentemente houve a visita dos turistas brasileiros e o historiador Joaquim Grilo que serviu como guia para apresentar o potencial histórico da província de Benguela, mediante a componente do seu conhecimento profundo que tem.

Pascoal Luís destacou o trabalho que está a ser feito, sobretudo, na descoberta de novas baias, a Sul de Benguela, que vão contribuir na atracção turística no país.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...