BDA reforça presença no mercado com nova agência
O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) tem agora oito agências ao nível do território nacional com a abertura de mais uma em Luanda.
A mais nova agência daquela instituição bancária foi inaugurada pelo Ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João, tendo na ocasião afirmado que começou um processo de regionalização do banco, pois já foram abertas sete em províncias diferentes.
As novas agências, como se pôde depreender das declarações do auxiliar do Titular do Poder Executivo, vão permitir o banco acompanhar melhor os financiados.
“O BDA deixou de apoiar as grandes empresas, espero que se institucionalize e crie dois polos: um para os grandes outro para os pequenas e médias empresas e se ajuste ao programa de desenvolvimento”, disse o ministro que se mostrou satisfeito, pois a nova infra-estrutura garante dignidade às instituições superintendida pelo MEP.
Para Mário Caetano João, aquele banco está a se tornar fundamental, no que diz respeito ao desenvolvimento de Angola, pois teve de se ajustar a fim de financiar pequenos e médios empreendedores.
Durante a intervenção, disse ainda que estão aquém de um banco de desenvolvimento, em função do número de operadores nos últimos dois anos.
A presidente da Comissão Executiva, Patrícia Vaz D´Almeida, ressaltou a importância da nova agência, no que se refere ao financiamento de projectos considerados relevantes para o crescimento da economia.
“O BDA disponibilizará assistência necessária aos empreendedores e empresas que procuram por financiamento bancário através desta agência”, garantiu a PCE.
Desta forma, os empresários das províncias de Luanda, Bengo e Cuanza Norte passam a contar com dois pontos de atendimentos. “Vai facilitar o processo de recepção, análise e resposta aos pedidos de financiamento submetido ao banco”. A nova agência é superintendida pela agência Regional Luanda.