Balança de transacções correntes registou excedente de 601,6 milhões de USD no 1º trimestre de 2025

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que a balança de transacções correntes do país registou um excedente de 601,6 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2025, equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados constam de uma nota informativa sobre estatísticas externas publicada no site do banco central.

De acordo com o BNA, este resultado representa um crescimento de 13,7% face ao trimestre anterior. O aumento deveu-se à “redução do saldo deficitário da balança de rendimentos primários e da balança de serviços em 38,7% e 3,2%, respectivamente, apesar da redução de 17% do saldo da balança de bens”.

Por outro lado, a conta capital e financeira registou um défice de 625,9 milhões de dólares, ainda assim inferior aos mil milhões de dólares registados no trimestre anterior. O banco central explicou que esta melhoria resultou “do comportamento do capital de médio e longo prazo (dívida pública externa) e do outro capital (essencialmente créditos comerciais, adiantamentos e depósitos)”.

A nota publicada pelo BNA recorda ainda que a conta corrente inclui as exportações e importações de bens, serviços, rendimentos e transferências. A conta de capital e financeira inclui as entradas e saídas de capital, como investimentos, empréstimos e financiamentos.

Apesar das melhorias na conta corrente, a posição líquida de investimento internacional de Angola deteriorou-se durante o primeiro trimestre. O défice foi de 1,3 mil milhões de dólares, devido sobretudo ao aumento das responsabilidades para com não residentes, segundo o mesmo relatório do BNA.

O stock de reservas internacionais situava-se em 15,2 mil milhões de dólares no final de Março. De acordo com o banco central, este montante cobre 7,8 meses de importações de bens e serviços.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...