Angola garante 10% das necessidades de petróleo da Índia
O volume de negócios entre Angola e a Índia ronda os três mil milhões USD, informou esta terça-feira, em Luanda, a embaixadora indiana no país, Pratibha Parkar.
Ao falar à imprensa, no final do encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a diplomata indiana (na foto) considerou salutares as relações comerciais entre os dois países, que se cingem fundamentalmente no domínio dos petróleos.
Informou que o seu país importa 10% do seu petróleo vindo de Angola, notando que, actualmente, os governos de ambos os países estão a avançar com uma visão de diversificação comercial, que há muito se mantém impulsionada pela parceria petrolífera.
As duas interlocutoras trataram ainda de assuntos de interesse comum, com particular destaque para o reforço do quadro de cooperação no domínio parlamentar.
“Esperamos que, no princípio do próximo ano, a relação entre os dois parlamentos possa já surtir os seus efeitos”, disse a diplomata, que reportou também o assunto relacionado com a Aliança Solar, que conta com 90 membros a nível mundial.
Angola poderá se tornar também membro, em caso de aprovação do documento pela Assembleia Nacional.
A ocasião serviu para a embaixadora da Índia em Angola felicitar Carolina Cerqueira pela sua eleição à presidente da Assembleia Nacional.
A Índia é o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10 por cento do comércio externo do país africano.
A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantém uma cooperação considerada extremamente cordial e é o terceiro maior parceiro comercial de Angola.