Angola despe-se hoje do Cardeal D. Alexandre do Nascimento

O cardeal Dom Alexandre do Nascimento, até agora o único cardeal angolano, vai hoje, terça-feira, dia 8, a sepultar na Sé Catedral em Luanda. Falecido no passado dia 28 de Setembro, vítima de doença, aos 99, D. Alexandre do Nascimento era também o decano dos cardeais do Vaticano.
O funeral está a ser marcado por homenagens em todas as paróquias da Igreja Católica angolana desde o dia 30 de Setembro. Na noite de ontem, segunda-feira, dia 7, foi rezada na igreja da Sagrada Família uma missa seguida de uma vigília e na mesma paróquia está a ser rezada esta manhã a missa de corpo presente.
O presidente angolano, João Lourenço, estará presente na cerimónia. O chefe de Estado rendeu homenagem na tarde desta segunda-feira ao cardeal, aos membros da Igreja Católica e à família.
“Vai ser uma cerimónia íntima, restrita, não poderão todos entrar na igreja. Já existe um número limite para estarmos lá dentro da Igreja de Jesus da cidade alta”, afirmou o cónego Apolónio Graciano, citado pela RDP África. “Trata-se de uma figura incontornável, alguém que se destacou verdadeiramente na vida política, social e cultural de Angola.”
Refira-se que em Roma, no dia 6, foi celebrada uma missa em memória do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento. A referida celebração eucarística foi organizada pela Fraternidade Angolana e pela Embaixada de Angola junto da Santa Sé na capela do Pontifício Colégio Português, tendo sido presidida por Dom Gabriel Mbilingui, Arcebispo do Lubango, e acompanhada por numerosos sacerdotes concelebrantes angolanos. Estiveram presentes a embaixadora de Angola em Itália, Fátima Jardim, representantes das Embaixadas do Brasil e de Portugal junto da Santa Sé, bem como seminaristas, freiras, membros da comunidade angolana e demais diplomatas e funcionários das representações diplomáticas de Angola.