Angola assina três memorandos com Japão
Segundo o despacho presidencial 45/23, a entidade de fiscalização “esteve ausente da obra por largo período” e manifestou “indisponibilidade em retomar os trabalhos”.
O Chefe de Estado, João Lourenço, testemunhou, esta tarde na cidade de Nagoya, a assinatura de três memorandos de entendimento entre instituições angolanas e a Toyota Tsusho Corporation, em cerimónia realizada na sede da multinacional japonesa.
Por Angola, o Ministério da Energia e Águas assinou um memorando que prevê a construção de sistemas de captação de águas subterrâneas (furos), alimentados por energia solar. Segundo as autoridades, estas iniciativas servirão para minorar os problemas da seca no Sul de Angola.
O segundo memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério da Saúde e a Toyota Tsusho Corporation, que estabelece a doação de um veículo de transporte refrigerado de vacinas.
Já o terceiro memorando liga a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande à Toyota para a criação de instalações de fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água na Zona Franca da Barra do Dande.
De recordar que ontem, em Tóquio, Angola e o Japão assinaram uma carta de intenção que estabelece a cooperação no domínio espacial. A entidade angolana vinculada ao instrumento jurídico é o Gabinete de Gestão do Programa Espacial.