Angola acolhe primeiro fórum sobre hidrogénio verde

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e o Governo angolano realizam, em Luanda, o primeiro fórum “Euro-Africano sobre Hidrogénio Verde”, de 31 de Maio a 02 de Junho de 2023.

No evento, segundo uma nota recepcionada, serão apresentadas as soluções para a criação e desenvolvimento de indústrias de hidrogénio, assim como explorar a inclusão na matriz energética e a criação de modelos de negócio para o mercado, enquanto se explora sinergias no sector.

A conferência é dirigida aos Governos, à indústria e aos académicos de Angola, Namíbia e África do Sul. Ainda assim, refere o comunicado, serão convidados representantes de alto nível de outros países africanos e europeus.

Vandré Spellmeier, responsável da Delegação da Economia Alemã, citado na nota em posse da Economia & Mercado, disse que o hidrogénio verde é importante para se alcançar as metas de descarbonização acordadas no âmbito do Acordo de Paris.

“ANGOLA, COM AS CONDIÇÕES LOCAIS IDEIAS PARA PRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, TEM A OPORTUNIDADE DE SER UM PLAYER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO VERDE E SEUS DERIVADOS, CRIANDO ASSIM UMA INDÚSTRIA NO PAÍS QUE PODERÁ GERAR NOVAS CADEIAS DE VALOR PARA USO LOCAL E FINS DE EXPORTAÇÃO”.
O Executivo será representado pelos ministros da Energia e Águas, João Baptista Borges; dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Da Alemanha participam a ministra de Estado do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros, Katja Keul e o embaixador alemão em Angola, Stefan Traumann.

A vice-ministra da África do Sul, Bernice Swarts, também fará parte do fórum de Luanda, que é continuação do Simpósio de Hidrogénio Verde realizado no ano passado também na capital angolana.

A GAUFF Engineering, SASSCAL e instituições estatais e privadas, ligadas às políticas e produção de hidrogénio verde participam igualmente do fórum.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...