ANC da África do Sul felicita MPLA
O Congresso Nacional Africano (ANC) felicita o povo angolano, em geral, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em particular, por ter vencido as eleições gerais pacíficas de 24 de agosto de 2022.
O partido no poder na Áfrca do Sul recorda que as relações fraternas partidárias entre o ANC e o MPLA estendem-se ao longo de décadas – em particular decorrente de um grande apoio do MPLA para libertação dos povos da África Austral do jugo do Apartheid e do colonialismo e imperialismo. “Nunca esqueceremos o contributo do MPLA, os sacrifícios e o sofrimento que foi suportado pelo povo de Angola devido à hospedagem de campos de treinamento do exército e por fornecer refúgio aos militares do ANC, SWAPO e ZAPU até à independência”, escreve o partido numa nota de imprensa assinada pelo porta-voz do partido, Pule Mabe.
O ANC aceitou um convite para participar nas eleições gerais de Angola 2022 como parte de um Partido Internacional para a Missão de Observação Política e sua delegação foi liderada pelo presidente do Subcomitê de Relações Internacionais do ANC, Lindiwe Zulu, apoiado pelo membro do ANC, Alvin Botes. A delegação visitou mais de cinco assembleias, testemunhando a abertura de uma assembleia de votação, percorreu por várias assembleias de votação durante a votação e processo de contagem de votos e após o encerramento das assembleias.
O partido reconhece que as eleições foram pacíficas e a sua logística foi bem organizada pela Comissão Nacional Eleitoral de Angola. O ANC faz votos que os partidos políticos africanos continuem empenhados para a paz e a estabilidade do continente, através do respeito e confiança nas instituições e da democracia.
“Isso está de acordo com o nosso objectivo colectivo de promover as aspirações defendidas na Agenda 2063. Outro contributo importante é o fortalecimento das relações partidárias”, escreve o partido.
O ANC, no entanto, pede uma maior inclusão de jovens e mulheres na liderança local e nacional na política partidária. Reconhece que a juventude é, especialmente, corajosa em assumir maiores desafios de liderança no avanço das necessidades e aspirações da comunidade, respondendo conscientemente aos desafios da sociedade e enfrentando-os de frente.
Congresso Nacional Africano também aproveitou, durante a visita a Angola, para renovar e fortalecer ainda mais os vínculos e a cooperação existentes com o MPLA e sua liderança e espera que ambos partidos políticos melhorem as relações sobre governação, democracia e construção partidária.