Analista defende acção colectiva para o Leste da República Democrática do Congo

O analista em Relações Internacionais Osvaldo Mboco defendeu, quarta-feira, em Luanda, a criação de uma estratégia de defesa colectiva para a solução da crise de segurança reinante no Leste da República Democrática do Congo (RDC), que envolve todos os Estados vizinhos daquele país.

Para o também docente universitário, que reagia à convocação da Cimeira Extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer sábado, em Luanda, seria de grande valia se todos os países vizinhos da RDC se fizessem presentes, por uma razão muito simples. “Toda e qualquer estratégia que se vier a projectar nesta Cimeira de Luanda poderá esbarrar se estes Estados não estiverem comprometidos com a mesma”, realçou.
Para Osvaldo Mboco, estes Estados funcionam, em alguns momentos, como trânsito para a passagem do material bélico que chega aos grupos rebeldes.

A Cimeira Extraordinária da SADC de Luanda, que vai contar com a presença dos Chefes de Estado e de Governo da organização regional, liderada, neste momento, por Angola, foi convocada na terça-feira, durante uma outra reunião extraordinária virtual da organização, para analisar a situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo.

A referida reunião foi dirigida pelo Chefe de Estado angolano, na qualidade de presidente em exercício da SADC. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que falava no final da reunião extraordinária virtual da organização, este e outros temas, também relacionados com a RDC, estavam previstos para aquela reunião, mas por sugestão dos Chefes de Estado presentes no encontro, passaram para a Cimeira presencial de sábado, por causa da sensibilidade que acarretam.

Subcomité de Defesa reúne hoje

No âmbito da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, reúne-se, hoje, em Luanda, o Subcomité de Defesa da SADC.

Na sexta-feira, está prevista a reunião do Comité Ministerial do Órgão (CMO). Na abertura do encontro, devem discursar o secretário executiva da SADC, Elias Magosi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Zâmbia, na qualidade de presidente do CMO.

No sábado, antes da Cimeira, deve reunir-se, igualmente, a Troika do Órgão da SADC, devendo, na casião, discursar o Chefe de Estado zambiano, Hakainde Hichilema, próximo presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...