Analisada cooperação parlamentar com embaixadores da África do Sul e Marrocos

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, terça-feira, em audiências separadas, em Luanda, os embaixadores do Reino de Marrocos e, também, da África do Sul, com os quais abordou o reforço da cooperação parlamentar e informou sobre os preparativos da 147ª Assembleia-Geral da União Inter-Parlamentar (UIP), prevista para este ano na capital angolana.
Com a embaixadora do Reino de Marrocos, Saadia El Alaoui, a líder parlamentar explicou os passos já dados para que o evento decorra sem sobressaltos, tendo recebido da diplomata garantias da presença daquele país na 147ª Assembleia-Geral da UIP, a decorrer em Outubro próximo em Luanda.
“O Reino de Marrocos vai participar com uma grande delegação, encabeçada pela presidente da Câmara de Representantes de Marrocos, Rachid Talbi Alami, na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar. Vai também prestar apoio técnico na preparação do evento”, prometeu Saadia El Alaoui, antes de exaltar a experiência marroquina na organização de conferências internacionais de alto nível.
A embaixadora recordou a recente visita de Carolina Cerqueira àquele país do Norte de África, onde manteve encontros de trabalho com os homólogos da Câmara dos Representantes e da Câmara dos Conselheiros, bem como com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Africana do Reino de Marrocos.
Saadia El Alaoui garantiu total apoio técnico à Assembleia da UIP, agendada de 23 a 27 de Outubro, em Luanda, realçando que, durante o encontro, falaram também da cooperação existente entre os dois países e o fortalecimento das relações parlamentares.
Por sua vez, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, disse que o país tem as condições técnicas preparadas com o que se exige no caderno da UIP. “Este envolvimento é de toda a sociedade. Por isso, a coordenadora-adjunta reuniu com a direcção dos órgãos de Comunicação Social”, disse.
Cimeira da SADC
Com o embaixador da África do Sul, Oupa Ephram Monareng, a presidente do Parlamento angolano recebeu mensagem de felicitação, por o país assumir a liderança da organização regional da África Austral (SADC) na 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, marcada de 7 a 17 de Agosto, em Luanda.
Oupa Monareng realçou que o resultado da próxima conferência vai confirmar a criação de uma comissão binacional albergada por Angola. “Também aproveito para felicitar Angola, que vai assumir a presidência da Cimeira dos Chefes de Estado da África Austral. Desde já, garantimos o nosso apoio técnico”, sublinhou o diplomata.
O embaixador sul-africano reconheceu o esforço do Presidente João Lourenço na procura da paz e estabilidade na região dos Grandes Lagos, no Leste da RDC e na África Austral, de modo geral.
O diplomata Oupa Monareng espera que na reunião de Chefes de Estado, prevista para o próximo mês, na República Democrática do Congo, possa ser assinado o tratado que aprova a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento da SADC. “A África do Sul está engajada na procura de uma data para que esta assinatura possa acontecer”, reforçou o embaixador sul-africano à saída do encontro com Carolina Cerqueira. O embaixador disse que, no decurso da audiência, se falou, igualmente, das relações bilaterais dos dois Estados, reconhecendo a contribuição do Governo e do povo angolano na luta contra o colonialismo e o apartheid. “Reafirmamos o compromisso da África do Sul de augurar que o Presidente da República de Angola faça uma visita à África do Sul”, frisou Oupa Monareng.
O diplomata enalteceu, também, a participação de Angola no Parlamento Pan-africano e reiterou o compromisso de trabalhar com o Parlamento, o Governo e povo angolanos na melhoria e reforço da parceria com a África do Sul.
“Queremos aqui reconhecer o esforço do Presidente João Lourenço na procura de soluções para a pacificação da Região dos Grandes Lagos”, frisou Oupa Ephraim Monareng.
O Chefe de Estado, João Lourenço, foi eleito presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na cimeira da organização regional, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), em Agosto de 2023, funções que vai assumir oficialmente durante o encontro de Luanda, a decorrer de 7 a 17 de Agosto.