Altas patentes são distinguidas pela defesa e unidade da Pátria

Militares das Forças Armadas Angolanas (FAA), num total de 383, vão ser distinguidos amanhã, no Intercontinental de Luanda, em reconhecimento aos seus feitos pela defesa da Pátria, garantia da ordem constitucional e unidade nacional.

A segunda cerimónia de condecorações do subsistema militar, a ser presidida pelo Presidente da República, na qualidade de Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, destaca os sacrifícios consentidos por estes quadros, que culminaram com a conquista da paz e da reconciliação nacional.

A lista integra 91 militares que vão receber a Medalha do Valor das Forças Armadas Angolanas de 2.ª classe e 43 com a mesma Medalha de 3.ª classe. No acto, a 30 militares serão atribuídos a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe, outros 30 com a da Defesa Nacional de 2.ª classe e 95 com a de 3.ª classe.

Ja a Medalha Militar dos Serviços Distintos de 1ª classe é atribuída a sete militares , 31 na 2.ª e 56 na de 3.ª classe.

Uma nota da Direcção Principal de Educação Patriótica do Estado-Maior General das FAA esclarece que a segunda cerimónia vai distinguir apenas os militares que não participaram no primeiro acto, que decorreu no dia 17 de Julho deste ano, na qual foram atribuídas as medalhas de Palma Única e de Valor das FAA de 1.ª classe.

Refere que os militares constantes no Decreto 135/25, de 9 de Julho, que foram agraciados com mais de uma medalha, deverão receber as restantes a que têm direito, de forma administrativa, nas datas comemorativas dos respectivos ramos.

No caso específico da Marinha de Guerra Angolana (MGA), pelo facto de já ter assinalado o seu aniversário, os militares nesta condição vão receber as referidas distinções no dia 9 deste mês de Outubro, dia das Forças Armadas Angolanas.

O Estado –Maior General das FAA reitera compromisso com a valorização e dignificação de todos os militares no activo, na reforma e a título póstumo. A segunda cerimónia pública, tal como a primeira, acontece no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.

A cerimónia, de acordo com informações avançadas ao Jornal de Angola pela organização do evento, decorre amanhã nos dois períodos (manhã e tarde).

Da vasta lista de condecorados com a Medalha do Valor das FAA de 2.ª classe destacam-se nomes de altas patentes, como a dos generais Paulo Barreto de Lara “Paulo Lara”, a título póstumo, Pascoal Zombo “Diló”, Carlos Alberto da Silva Mello Xavier “Mello Xavier”, tenente-general António Joaquim Fernandes “Dolisie” e o brigadeiro Francisco Belmiro Rosa. Os generais de Exército Eduardo Ernesto Gomes “Bakalof”, a título póstumo, e Arlindo Chenda Isaac Pena “Ben Ben”, a título póstumo, assim como Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, também a título póstumo, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, Afonso Carlos Neto e o almirante Lando Filipe “Viper” vão ser distinguidos com a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...