Agência oficial de crédito dos EUA aberta para apoiar novos projectos
O reforço das relações económicas entre Angola e os Estados Unidos da América esteve, segunda-feira, em análise, durante uma audiência que o Chefe de Estado, João Lourenço, concedeu a Reta Jo Lewis, presidente do EXIM Bank, a agência oficial de crédito do Governo norte-americano.
Acompanhada do embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi, Reta Jo Lewis revelou que o encontro permitiu rever a cooperação e a possibilidade de expansão do trabalho que as várias empresas americanas realizam no país.
A instituição concedeu a Angola, recentemente, um financiamento de 900 milhões de dólares, para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica. Desde 2014, altura em que assinou um memorando de entendimento com o Governo angolano, o EXIM Bank financiou empresas das áreas de comércio e infra-estruturas, além do apoio financeiro a Angola para a aquisição de aeronaves Boeing, pela TAAG.
“Na minha qualidade de presidente do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos, estou aqui no sentido de analisar vários projectos que têm a ver com a nossa cooperação com a República de Angola”, afirmou a presidente do EXIM Bank.
Reta Jo Lewis explicou que esta cooperação se alinha em três pontos essenciais: rever o estado dos projectos em curso financiados pelo EXIM Bank, reforçar e aprofundar as relações económicas entre os dois Estados, de modo a beneficiar as populações dos dois países, bem como analisar novos projectos e áreas de cooperação.
Durante a permanência no país, Reta Jo Lewis vai manter encontros de trabalho com vários departamentos ministeriais, tais como o de Economia e Planeamento, Finanças e Transportes, no sentido de avaliarem as novas áreas de cooperação.
Além destes encontros, prosseguiu, estão, igualmente, previstos outros com a Câmara de Comércio Estado Unidos-Angola, associações e empresas privadas americanas, além de empresas privadas angolanas, que queiram investir nos EUA.
A presidente do EXIM Bank disse que o encontro com o estadista angolano foi, por outro lado, uma oportunidade para agradecer por ter participado na conferência anual do EXIM Bank, durante a sua permanência em Washington, em Dezembro do ano passado, por ocasião da Cimeira Estados Unidos-África. “Tivemos a oportunidade de discutir vários assuntos e analisar o trabalho que Angola tem estado a realizar em cooperação com os Estados Unidos, especificamente com o EXIM Bank”, aclarou.
Reta Jo Lewis lembrou que os Estados Unidos da América estão envolvidos em Angola desde 1942, facto que disse demonstrar bem a solidariedade e a vontade dos dois países em manter o nível de relação, que já dura há 30 anos.
O EXIM Bank é a agência oficial de crédito à exportação dos Estados Unidos. A sua missão está virada para o apoio da criação de empregos, a prosperidade e a segurança nos Estados Unidos por meio da exportação.
O banco ajuda a desbloquear soluções de financiamento para empresas americanas que competem em todo o mundo. Outro dos seus fins passa por nivelar o campo de actuação e o preenchimento de lacunas ao financiamento do sector privado.
O EXIM Bank disponibilizou um empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares a Angola para apoiar na construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica e plantas eléctricas no país.
Esta iniciativa vai permitir gerar mais de 500 megawatts de energia renovável, fornecer acesso a recursos de energia limpa e ajudar o país a atingir compromissos climáticos e amparar as exportações de sistemas de montagem de painéis solares, conectores, interruptores, sensores e outros equipamentos dos Estados Unidos.
Estima-se que esta transacção venha a gerar cerca de 1.600 empregos directos. Reta Jo Lewis salientou, a propósito, que este investimento é o maior que o EXIM Bank investiu em sectores de Energia Renováveis.
Reta Jo Lewis foi confirmada presidente do EXIM Bank a 9 de Fevereiro de 2022 pelo Senado dos Estados Unidos da América, tendo sido empossada pela Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em 16 de Fevereiro de 2022.
Reta Jo Lewis é uma executiva sénior com mais de 25 anos de experiência em liderança em assuntos internacionais, jurídicos, políticas públicas, negócios e assuntos regulatórios e diplomacia subnacional.