Acordos sobre Segurança e Águas reforçam cooperação com o Egipto

O Governo de Angola assinou, quarta-feira, em Luanda, dois instrumentos jurídicos de cooperação com a República Árabe do Egipto em matéria de Segurança, Ordem Pública e Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.

Os dois memorandos de entendimento, rubricados no quadro da visita de Abdel Fattah El-Sisi ao país, foram assinados na Sala de Tratados do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, na presença dos estadistas dos dois países, bem como dos membros das duas delegações oficiais presentes no encontro.
Da parte angolana assinaram os documentos, que se destinam ao reforço da cooperação entre os dois países, o ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, e da Energia e Águas, João Baptista Borges, enquanto pela parte egípcia assinou os dois documentos o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sameh Shoukry.

A visita de Abdel Fattah El-Sisi ao país enquadra-se num périplo que está a realizar em alguns países do continente africano, tendo, neste quadro, escolhido Angola como o primeiro a visitar. “Nós agradecemos este gesto da parte do Presidente Abdel Fattah El-Sisi, o que significa dizer que as relações entre Angola e o Egipto são tidas na mais alta consideração, quer pela parte egípcia quer pela parte angolana”, destacou o Presidente João Lourenço, quando falava à imprensa dos dois países sobre a visita de El-Sisi a Angola.

Relações bilaterais

O Chefe de Estado fez saber que antes do encontro entre as duas delegações teve um tête-à-tête com o homólogo do Egipto por via do qual passaram em revista o estado das relações bilaterais, com destaque para o nível da cooperação entre os dois países e a identificação das áreas de interesse comum em que gostariam de ver o investimento incrementado. Sobre este particular, o Presidente da República deu a conhecer que olharam para a Agro-pecuária, Turismo, a Indústria Farmacêutica, Defesa, Tecnologias de Informação, Cibersegurança, além de outros domínios em que disse haver, igualmente, interesse recíproco para cooperação económica.

No domínio das Águas e Obras Públicas, para a construção de infra-estruturas públicas, outras áreas que também mereceram a atenção dos dois estadistas, o Presidente João Lourenço referiu que o homólogo egípcio deu a conhecer que o seu país construiu, nos últimos anos, várias cidades de raiz, incluindo uma nova capital do país, que será inaugurada até ao final deste ano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...