Abandono de recém-nascidos preocupa população do Cuango Cubango

Os recentes casos de abandonos de recém-nascidos na província angolana do Cuando Cubango têm chocado a população local. Só este ano, os bombeiros já encontraram quatro bebés.

O caso mais recente chocou ainda mais a população. Há duas semanas, os bombeiros encontraram um recém-nascido, sem vida, sobre uma ponte no rio Kwebe. “Estava envolto num pano, dentro de um saco que se foi se desfazendo com a ondulação. O cordão umbilical soltou-se e deram conta que se tratava de um recém-nascido”, conta Albano Cutarica, porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, citado pela Deutsche Welle (DW)

Este não foi o primeiro caso este ano. “De Janeiro até hoje há registo de quatro casos que envolvem recém-nascidos e fetos. Dos quatro casos, dois ocorreram em espaços aquáticos, um num contentor de lixo e outro foi depositado num terreno baldio. Isto começa a preocupar os Serviços de Proteção Civil e Bombeiros”, afirma Albano Cutarica.

A psicóloga, Isidéria Conde, ouvida pela DW, considera que este é um problema grave, que tem de ser resolvido urgentemente. “Quando mulheres chegam a este ponto… Primeiro, começa pela intenção de abortar e, depois de dar à luz, querem livrar-se dos bebés. A pergunta que se faz é o que se passa nas cabeças destas meninas? Que tipo se educação se está a passar nas famílias, nos meios de comunicação social e outros agentes sociais?”, questiona a especialista.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...