81.502 candidatos para 360 vagas na Administração Geral Tributária
Hoje, quinta-feira, dia 11, é publicada a lista de classificação dos candidatos ao concurso público lançado pela Administração Geral Tributária (AGT).
Trata-se de um concurso público com elevado nível de adesão fase à expectativa de ingresso na Administração Geral Tributária (AGT), uma das instituições públicas em Angola com a tabela salarial mais atractiva. Devem ser preenchidas 360 vagas, na categoria técnica tributária de regime especial, ou seja, carreiras tributárias. De acordo com a Entidade Recrutadora Única (ERU), responsável pela selecção e ingresso dos funcionários públicos em Angola.
O coordenador da ERU, Nazaré de Almeida, esclareceu que o concurso público da AGT apresenta algumas especificidades em relação ao processo de avaliação, definidas em três fases, sendo as duas primeiras correspondentes aos testes feitos na modalidade online, devendo os admitidos na lista a ser publicada hoje seguir para a próxima fase, que inclui avaliação das competências técnicas.
O concurso público da AGT teve um total de 239.816 candidaturas, mas apenas 146.875 cidadãos foram seleccionados, tendo sido admitidos para o teste psicotécnico online 146.816 candidatos, dos quais 81.502 fizeram os exames.
Em relação à lista de classificação, que será publicada hoje, tal como está definido nos termos de referência do concurso, serão admitidos para a próxima fase candidatos com nota igual ou superior a 16 valores.
Segundo Nazaré de Almeida, em função dos constrangimentos detectados no sistema, no dia 22 de Abril, houve a necessidade da realização de uma segunda chamada para a prova, no dia 23 de Abril, e, por razões de transparência e justiça, o júri deliberou que aos candidatos que fizeram duas chamadas seriam válidas as notas mais altas.