Yango anuncia novos serviços com expansão para aplicativos de entregas e mototáxi

A Yango, conhecida pelos serviços de táxi personalizado, está apostada em expandir e diversificar os seus negócios em Angola. A empresa de tecnologia anunciou, nesta terça-feira, 30, em Luanda, dois novos serviços que entram para o seu portfólio de aplicativos: entregas e mototáxi.
O segundo programa, garante o director Regional da Yango para Angola e Moçambique, já está em funcionamento. Para “breve”, apontou Zameer Adam, entra em cena o aplicativo de entregas. Estes novos campos de negócio surgem da estratégia de crescimento da empresa no País.
Os mais recentes números sobre a facturação são animadores. O primeiro semestre deste ano, por exemplo, fechou com ganhos 15% superiores ao período homólogo de 2024, informa o gestor durante uma conferência de imprensa sobre os resultados da Yango e o seu modelo de negócios.
Sob a capa de empresa privada, Zameer ‘fecha em copas’ em relação a mais detalhes sobre as contas da facturação da Yango nesses três anos de atuação no mercado angolano. Fala do modelo de funcionamento da empresa. Diz não ser uma companhia propriamente de prestação de serviços.
As viaturas e as motorizadas, em cerca de 8 mil unidades cadastradas no sistema, são propriedades de parceiros criteriosamente seleccionados, e a partir dos quais acontece o ‘link’ com motoristas. A Yango ‘entra’ no negócio com a disponibilização de aplicativos, que fazem o dia-a-dia dos contactos entre motoristas e passageiros para as corridas.
O aplicativo de corrida de táxi, garante, por sua vez, Benjamim António, director de Operações da Yango, dispõe de serviços vários de monitoramento, com um sistema próprio de mapeamento. Assegura que o programa reserva soluções de segurança com padrões aceitáveis: registos de identidade dos motoristas e de viaturas, alerta para zonas inseguras, gravação de conversas e outros mecanismos.
Yango está a colaborar com as autoridades policiais para esclarecer o caso recente de um motorista encontrado morto no Benfica
Zameer Adam aproveita a deixa para observar que grande parte das denúncias de raptos e outros crimes durante as corridas que têm sido associadas à Yango “são falsas”. Benjamim António acrescenta, contudo, que a Yango está a colaborar com as autoridades policiais para esclarecer o caso recente de um motorista encontrado morto no Benfica.
“Quando se fala em aplicativo de táxi personalizado, a ideia é, quase sempre, associarem à Yango, pela marca que se popularizou. Mas, quase sempre, estes relatos são falsos, não nos envolvem. Às vezes, quando estes episódios se dão, é porque os motoristas desligam o aplicativo”, adiciona o director de Operações da Yango.
Com insistência da revista Economia & Mercado, o homem que controla as questões operacionais da companhia tecnológica em Angola cede sobre as comissões que vão para as contas da Yango no negócio: “Só recebemos 14% do valor de cada corrida. O resto não nos pertence”.
Afirma que esta comissão permite a prática de preços atractivos das corridas. Benjamim António adianta que, no caso de contrato de viatura, o proprietário rende cerca de 180 mil Kwanzas por semana; e, para o caso de motorizadas, mencionou, o retorno do valor investido acontece entre seis e oitos meses de contrato.
Benguela já foi palco de iniciativas de instalação do serviço da Yango, mas o negócio por aquelas paragens do litoral do País não vingou
Com presenças em vários países africanos e fora do continente, o raio de acção da Yango em Angola circunscreve-se, no entanto, apenas à província de Luanda. Benguela já foi palco de iniciativas de instalação do serviço da Yango, mas o negócio por aquelas paragens do litoral do País não vingou.
Mesmo isolada, afirma Zameer Adam, e apesar de algumas falhas de internet, Luanda tem-se revelado um importante mercado em África. Não é por acaso que a capital angolana ocupa o ‘top 5’ dos mais atractivos mercados explorados pela Yango no continente. A Costa do Marfim é um dos mercados predilectos.
Director Regional da Yango para Angola e Moçambique, Zameer Adam, durante encontro com jornalistas em Luanda
Movida pela pretensão de crescimento, a empresa não pára de realizar estudos sobre novas oportunidades no continente que respondam à sua carteira de acção, que integra, além de aplicativos de táxi e motorizadas, serviços como eCommerce.
Não obstante as oportunidades que África oferece, não está prevista para breve a abertura de um novo mercado no continente, embora seja um dado assente o plano de expansão para outros países já no decurso do próximo ano, afirma o director Regional da Yango para Angola e Moçambique.