Vladimir Putin realiza primeira conferência de imprensa um ano após guerra na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza, esta quinta-feira, uma conferência de imprensa para abordar sobre aspectos ligados ao país, os conflitos com a Ucrânia e a relação com o países da União Europeia após as sanções impostas.

Vladimir Putin assumiu que o reforço da soberania da Rússia é uma das prioridades da sua campanha às eleições presidenciais, tendo considerado que o país “não pode existir sem isso”.

De acordo com a imprensa internacional, o estadista russo afirmou que a guerra entre a Ucrânia e o seu país só vai terminar quando a Rússia atingir os objectivos.

“Haverá paz quando atingirmos os nossos objectivos. Voltemos a estes objectivos, eles não mudaram. Vou lembrar-vos do que falámos então, a desnazificação da Ucrânia, a sua desmilitarização, o seu estatuto neutro”, realçou.

“Quanto à desmilitarização, se não quiserem chegar a um acordo, então seremos forçados a tomar outras medidas, incluindo medidas militares. Mas então esses acordos foram anulados. Mas nós concordamos nisso. Existem outras possibilidades chegar a um acordo ou resolvê-lo pela força. É por isso que nos esforçaremos”, acrescentou.

Por outro lado, Vladimir Putin acusou, ainda, a União Europeia de “sempre” ter tentado empurrar a Rússia “para segundo plano”, justificando a ofensiva militar com “as suas aspirações de se aproximarem das nossas fronteiras”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...