Vida do cantor Bonga é levada aos cinemas
O documentário cinematográfico intitulado “Bonga falar de assim”, do realizador angolano Edilson Ngunza, chega às salas de cinema a partir de Maio do próximo ano.
Com filmagens na residência do músico, em Lisboa, o documentário relata a vida de Barceló de Carvalho, mais conhecido por “Bonga”. A curta-metragem acompanha ainda os bastidores da organização do espectáculo “Bonga 80+1”, que celebrou as 81 primaveras do músico.
O filme traz depoimentos de familiares, amigos e de integrantes da banda que o acompanha em espectáculos há mais de uma década. Entre os entrevistados, destaca-se o professor, compositor e instrumentista angolano Alberto Feijó “Betinho Feijó”.
O filme vem também para celebrar os 50 anos de Independência de Angola, a serem assinalados a 11 de Novembro do próximo ano. A data é comemorada com a estreia deste filme, que leva o grande público a conhecer mais sobre a vida íntima de um dos grandes símbolos de resistência, da cultura e liberdade de Angola, a voz do semba, Bonga.
Com este documentário, Edilson Ngunza faz a sua estreia como realizador após terminar o curso de Realização Cinematográfica.
Nascido na cidade do Sumbe, na província do Cuanza-Sul, Edilson Ngunza já tinha experimentado o cinema amador até viajar para Portugal, onde concluiu os seus estudos e o seu olhar sobre esta figura grandiosa da cultura angolana e africana, o grande Bonga Kwenda.