Vice-Presidente da República aguardada hoje em Cabo Verde

Angola participa, de 18 a 20 deste mês, na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, no Primeiro Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia.

O país vai ser representado no evento pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que é aguardada hoje em Cabo Verde.

O Primeiro Congresso, em que Esperança da Costa vai participar, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, é destinado a investigadores, académicos, decisores, estudantes universitários e pós-graduados de todos os países lusófonos, que actuam nos seus países ou na diáspora.

Sob a chancela da Universidade Lusófona de Cabo Verde, o Congresso Internacional vai reflectir e analisar o papel da inovação e da investigação científica na lusofonia.

Com este evento internacional, pretende-se compreender os principais campos e as principais potencialidades da investigação científica em Cabo Verde, ao mesmo tempo que se auscultam os investigadores sobre a percepção que eles têm do papel que a inovação e a ciência podem e devem ter numa sociedade contemporânea, globalizada, desenvolvida, mas também humana, sustentável e respeitadora da diversidade biológica e social.

O Congresso Internacional, desenhado no sentido de mostrar a importância da Ciência e Investigação para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, está organizado em debates composto por grandes temas, como a Economia Azul, a Economia Verde, o Turismo Sustentável, as Tecnologias de Informação, a Transição Digital, as Energias Renováveis, entre vários outros temas da actualidade, com enfoque para o contexto actual de desenvolvimento de Cabo Verde e da Lusofonia, tendo como oradores investigadores cabo-verdianos a trabalhar em Cabo Verde e na diáspora, conjuntamente com investigadores que trazem a experiência e o conhecimento das restantes realidades lusófonas.

Para que o evento atinja os objectivos almejados, foram criadas duas comissões, sendo a Comissão Científica, que integra investi- gadores nacionais e internacionais de reconhecida idoneidade científica e académica, e a Comissão de Honra, co-presidida pelos Presidentes da República de Cabo Verde e de Portugal, José Maria Neves e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente, e integrada por altas personalidades académicas, políticas e sociais cabo-verdianas e dos países da lusofonia, com destaque para o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, o secretário executivo da CPLP, reitores das universidades cabo-verdianas e da CPLP, académicos e investigadores, entre várias outras entidades.

Um conjunto de acções e actividades académicas serão precedidas ao Congresso, com enfoque para Conferências Internacionais. Já existe o programa provisório do Congresso, que continua em aberto, considerando que está em curso o levantamento e análise dos dados dos inquéritos que foram enviados aos investigadores e cientistas, nacionais e internacionais, sobre o potencial científico de Cabo Verde, que ajudará a criar uma imagem das áreas de investigação, preocupações e identificação de linhas de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...