Uganda reintroduz rinoceronte branco
A Autoridade da Vida Selvagem do Uganda (UWA) iniciou o processo de reintrodução de rinocerontes brancos na Reserva de Vida Selvagem de Ajai, situada na região do Nilo Ocidental, no noroeste do país, revelaram os meios de comunicação social locais esta segunda-feira, dia 1.
Esta acção segue-se à recolocação bem sucedida, durante dois dias, de 200 gazelas-de-lala e 50 búfalos na reserva, que a UWA concluiu na passada sexta-feira. O objectivo do exercício é limpar a área de vegetação excessiva e facilitar o repovoamento da reserva de vida selvagem antes da introdução do Rinoceronte Branco do Sul, informou a imprensa, citada pelo Sputnik Africa.
“Ao reintroduzir espécies comuns como as gazelas-de-lala e os búfalos, o Governo pretende aumentar a capacidade da reserva para gerir eficazmente as diversas populações de animais selvagens. Os rinocerontes são herbívoros; comem a erva, mas as gazelas-de-lada e os búfalos que levámos para lá comem tudo, incluindo ramos de árvores”, afirmou Bashir Hangi, porta-voz da UWA, citado pelos meios de comunicação social ugandeses.
Segundo as autoridades ugandesas, a reintrodução destes antílopes e búfalos aumenta a diversidade do itinerário turístico da reserva. “Não queremos manter apenas os rinocerontes. Queremos uma variedade de animais se quisermos melhorar o turismo da região. Não podemos olhar apenas para os rinocerontes”, acrescentou Hangi.