Trocas comerciais de Angola com o exterior caíram 23,8% no terceiro trimestre

A conta corrente da balança de pagamentos registou, no terceiro trimestre do ano em curso, um saldo deficitário de 2,66 mil milhões USD, representando uma redução de 23,8% em relação ao trimestre anterior, e aumento de 15% face ao período homólogo, segundo a nota de informação sobre Estatísticas Externas do Banco Nacional de Angola (BNA).

A conta que regista os valores expressos em moeda das importações e exportações efectuadas pelas empresas e outros agentes económicos do circuito comercial, simbolizou cerca de 8,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do período em análise.
Os dados revelam que a deterioração do saldo da conta corrente foi impulsionada pela redução de 9% das receitas de exportação de bens, com destaque para a queda do preço do petróleo, não obstante uma ligeira melhoria dos saldos deficitários das contas de serviços, rendimentos e transferências correntes.
Por sua vez, a conta capital e financeira continua no vermelho, mas registou um desagravamento do seu défice em 26,1%, ao passar de 1,43 mil milhões USD para 1,06 mil milhões USD, justificado pelo desempenho dos fluxos líquidos do investimento directo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...