Transformação Digital é a nova aposta dos Parlamentares da UIP
A transformação digital é a nova aposta da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos (ASGP) lançada em Maio de 2023, com o objectivo de educar os parlamentos sobre os desafios e oportunidades da utilização das ferramentas digitais.
O Manual é resultado da colaboração da União Interparlamentar (UIP) e a ASGP baseando-se nas informações recolhidas junto de 52 câmaras parlamentares.
Segundo o Manual de Transformação Digital, os parlamentos utilizam ferramentas digitais há muitos anos, mas foi graças ao impacto da pandemia da Covid 19, que abalou o mundo, surgiu a necessidade de impulsionar o uso das ferramentas digitais.
Com a Covid 19, houve a necessidade de se recorrer a novos métodos digitais para continuar a funcionar, o que levou a uma aceleração sem precedentes na adopção de novas formas de trabalho. Este facto colocou as tecnologias digitais no centro dos parlamentos.
O guia explica que a necessidade e as oportunidades da transformação digital são amplamente reconhecidas pelos parlamentos, independentemente da sua dimensão e geografia. O guia destina-se a acompanhar os parlamentos na sua jornada de transformação digital. O seu objectivo é ser prático, mas não prescritivo.
A maneira como é usado é escolha feita por cada parlamento, de acordo com as suas circunstâncias, objectivos e capacidades. A transformação digital é simultaneamente estratégica e operacional. A nível estratégico, o parlamento deve decidir que tipo de instituição pretende ser e de que forma a transformação digital pode ajudar a atingir esse objectivo.
Para lá chegar. A nível operacional, o manual diz que tem de estabelecer estruturas de governação e gestão, afectar recursos e definir prioridades, planear e executar projectos, acompanhar constantemente e efectuar ajustes sempre que necessário.
O guia foi bem elaborado pela Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos (ASGP) e pela União Interparlamentar (UIP), de modo a atingir esses objectivos.
Em alguns estados, a pandemia deu a oportunidade de reforçar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Devido à COVID-19, adoptaram as TIC mais cedo do que pretendiam e avançaram mais rapidamente.
5 benefícios da transformação digital dos parlamentos
A transformação digital apoia a modernização da cultura parlamentar para garantir que o parlamento esteja em sintonia com o mundo que o rodeia e seja capaz de interagir e trocar informações com o executivo de uma forma eficiente, eficaz e atempada. Os benefícios específicos que os parlamentos podem obter através da transformação digital destacam-se as seguintes:
1. Aumento da eficiência
2. Melhoria da experiência do utilizador
3. Melhor gestão de dados
4. Tomada de decisões célere
5. Melhoria da produtividade e aumento da sustentabilidade ambiental.
O manual destaca que, para garantir o sucesso dessa transformação, exige uma liderança forte, um bom planeamento, uma comunicação clara e um envolvimento produtivo das partes interessadas e parcerias. Os principais factores necessários para uma transformação digital incluem vários factores que o guia também destaca.
Em suma, cada parlamento terá de desenhar o seu próprio mapa, mas este guia pode ser utilizado como modelo ou recurso para responder a perguntas sobre a escala, a profundidade e a ambição do programa que cada parlamento apresenta para a transformação digital.