Transferência de água do rio Cunene para o Ndue está a decorrer a bom ritmo
A transferência de água do rio Cunene para a barragem do Ndue decorre a bom ritmo, garantiu, domingo, o ministro da Energia e Águas.
João Baptista Borges garantiu o bom dos trabalhos durante a jornada de campo do Presidente da República, João Lourenço, à barragem do Ndue, no rio Caundo, município do Cuvelai, um dos projectos estruturantes de combate à seca na província do Cunene.
João Baptista Borges, citado pelo jornal de Angola, afirmou que os projectos de combate à seca tiveram início em 2020, com a construção do sistema de transferência de água no rio Cunene, a partir da localidade do Cafu, e inaugurado a 4 de Abril de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, para levar água às localidades de Ondombodola, Ombayo Mungo e Namacunde, num investimento superior a 100 milhões de euros.
Segundo o ministro, as barragens do Ndue, no lote 3, e de Calucuve, no lote 4, no município do Cuvelai, vão reduzir a escassez de água, garantir a segurança alimentar, promover o fortalecimento da agricultura, bem como impulsionar as actividades turísticas e fomentar a restauração de equipamentos públicos.
Barragem do Ndue
Localizada no rio Caundo, no município do Cuvelai,a barragem do Ndue possui 9.200 hectares de área irrigada, com uma albufeira de 2000 hectares para armazenar 170 milhões de metros cúbicos de água, com 23,50 metros de altura e 1.500 metros de comprimento, estando a execução em 74%. Vai contar com um canal adutor de 15 chimpacas, numa extensão de 75 quilómetros até à localidade de Embudo, no município do Cuanhama.
Barragem do Calucuve
Localizada em Calucuve, no rio Cuvelai, município com o mesmo nome, a barragem vai ter um canal adutor com 40 chimpacas, numa extensão de cerca de 200 quilómetros até à região de Ondjiva. O projecto, que arrancou com o trabalho de enchimento da albufeira, tem a sua conclusão prevista para o próximo ano.
A barragem tem uma área irrigada de 2600 hectares, com uma albufeira de 141 metros cúbicos, 29,80 metros de altura e 2.270 de comprimento, estando a execução física em 23 por cento. As obras da barragem do Calucuve arrancaram em Março de 2022, devendo beneficiar 81.000 pessoas e 182.000 animais, tendo garantido emprego directo a 390 jovens.