Trabalho e Segurança Social é abordado hoje no CIPRA

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) realiza, hoje, no auditório do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), a oitava edição do encontro com os jornalistas para abordar temas relacionados com o trabalho e a segurança social.

Constam dos temas a serem abordados “Agenda Nacional para o Emprego”, “Empregos gerados no terceiro trimestre”, “As actividades realizadas pela Inspecção Geral do Trabalho”, “Programa de Estágios Profissionais”, “Formação profissional”, “Instituto Nacional de Qualificações” e “Indicadores Globais do Instituto Nacional de Segurança Social”. O encontro é um exercício realizado, periodicamente, com a finalidade de comunicar mais e melhor os serviços desenvolvidos nos diversos sectores do MAPTSS.

Nesta edição, os dados vão ser apresentados pelo secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe. O Executivo aprovou, esta semana, em sessão ordinária do Conselho de Ministros, a Agenda Nacional para o Emprego, cujo documento estabelece as linhas orientadoras para a actuação coordenada dos distintos actores públicos e privados no domínio do Fomento do Emprego.

A iniciativa, de acordo com o comunicado saído daquela reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, destina-se à redução da taxa de desemprego na economia nacional e a colmatar o desequilíbrio entre a procura e a oferta de trabalho, assim como promover a melhoria da redistribuição da renda nacional e a redução das assimetrias regionais.

O Executivo referiu que a Agenda Nacional para o Emprego é de grande relevância para o combate à pobreza, a fixação das populações nas localidades de origem e é resultado de um processo de auscultação, com base no diagnóstico efectuado sobre a situação e perspectivas de desenvolvimento do emprego em Angola.

O documento recebeu contribuições que foram sistematizadas em recomendações dos participantes, entre os quais uma confederação de associações juvenis, algumas associações juvenis político-partidárias, associações representativas dos trabalhadores e de empresários, Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e dos governadores provinciais.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, referiu que era necessário ter um instrumento que congregasse a iniciativa de empregabilidade ao nível dos demais departamentos ministeriais, bem como programas que visem trazer para a empregabilidade a dinâmica de não se estar a ter, entre a procura e a oferta de emprego, acções repetidas nos mais variados Departamentos Ministeriais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...