Téte António na reunião do Comité Estratégico para a Paz na RCA
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa desde segunda-feira, em Bangui, na Reunião do Comité Estratégico de Acompanhamento do Processo para o Retorno à Paz na República Centro-Africana (RCA).
Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o encontro é dedicado à avaliação do grau de implementação do Roteiro Conjunto de Luanda para a Paz e Segurança na RCA, e visa analisar o estado de implementação dos compromissos políticos, progresso, desafios e oportunidades, com destaque para a Declaração de Cessar-fogo, Desarmamento, entre outros aspectos.
A participação do chefe da diplomacia angolana enquadra-se no âmbito do mandato conferido na 3.ª Mini-Cimeira da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada a 16 de Setembro de 2021, em Luanda, e dedicada à paz e segurança na RCA.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço encorajou o homólogo da RCA, Faustin-Archange Touadéra, a continuar a assumir o processo de paz no seu país, em prol da reconciliação entre as diferentes forças internas.
Ao discursar na abertura da Mini-Cimeira, o Chefe de Estado angolano apontou a necessidade do cumprimento do Roteiro Conjunto para a Paz na RCA, enquanto principal instrumento para a pacificação daquele país.
João Lourenço, que é também o presidente em exercício da CIRGL, disse que a RCA não deve perder a oportunidade de alcançar a paz, por forma a capitalizar a conjugação de esforços dos diferentes interesses nacionais e do contingente das Nações Unidas.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado angolano considerou, igualmente, fundamental capitalizar os avanços alcançados no campo das negociações com as forças políticas internas da oposição, a sociedade civil e com as lideranças dos grupos rebeldes.
Em Junho do ano passado, o Presidente da República Centro-Africana destacou o empenho do homólogo angolano, na qualidade de líder em exercício da CIRGL, pelos esforços que tem desenvolvido na busca de uma solução definitiva para a paz e segurança na RCA.
Faustin Touadéra falava em Bangui, na abertura da Reunião da Revisão Estratégica do Processo Político na RCA, dedicada principalmente à avaliação do grau de Implementação do Roteiro Conjunto de Luanda para Paz e Segurança naquele país.
O Chefe de Estado da RCA reiterou, também, em seu nome próprio, do povo e do Governo centro-africano, a solidariedade demonstrada pelos parceiros, assim como o seu profundo reconhecimento pelos esforços redobrados para a estabilidade na RCA.