Terroristas voltam a atacar em Cabo Delgado

Ao contrário daquilo que o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, afirmou na passada quinta-feira – disse que os terroristas tinham sido expulsos de todos os distritos de Cabo Delgado – os insurgentes voltaram, no passado dia 8, a atacar, a base Kathupa, no interior do distrito de Macomia (Cabo Delgado). De acordo com o jornal online “Carta de Moçambique” os terroristas entraram de surpresa, atacando a posição das Forças de Defesa e Segurança, instalada naquela região, após o assalto no ano passado.
Fonte militar confirmou àquele periódico que “houve ataque às nossas posições em Kathupa, mas não sabemos ainda sobre os danos”. Sem tecer mais detalhes, a mesma fonte assegurou que horas depois as FADM recuperaram a base que tinha sido tomada pelos terroristas. Fontes descreveram à “Carta” que vários tiros foram ouvidos na vila de Macomia, sobretudo a partir das aldeias Chai e V Congresso, que estão em paralelo com a base Kathupa.
Na última sexta-feira, através da agência de Notícias Amaq News, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque à base Kathupa, no dia 8 de Agosto, alegando ter matado pelo menos 10 militares e ferido outros sete.