Tem lugar hoje o VIII Congresso Extraordinário do MPLA

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) inicia hoje, segunda-feira, dia 16, um congresso extraordinário de dois dias onde a alteração dos estatutos estará no centro das atenções.

Um dos principais documentos a serem analisados durante o congresso é a tese “MPLA, da Independência aos Nossos Dias, os Desafios do Futuro”, que “visa fazer um balanço dos 50 anos de independência e traçar estratégias para enfrentar os desafios atuais e futuros”, segundo um comunicado do partido.

O congresso vai também concentrar-se em possíveis ajustes aos estatutos do MPLA, prevendo-se uma revisão do artigo 120, segundo o qual o presidente do partido encabeça a lista de candidatos, pelo círculo nacional, e é também candidato a Presidente da República.

O porta-voz do MPLA, Esteves Hilário, garantiu, na passada quinta-feira, que estão criadas as condições para a realização do congresso e que será cumprida a agenda deliberada pelo Comité Central, que compreende uma análise sobre o que o MPLA fez desde a independência à actualidade e o futuro do partido e o ajustamento aos estatutos.

“Um partido político tem dinâmicas próprias e deve adaptar-se sempre ao contexto”, argumentou, considerando a providência cautelar “normal em democracia” e que o MPLA tem dado provas de que é um partido democrático e não expulsa militantes.”

De referir que o congresso do MPLA, que celebrou 68 anos no passado dia 10 de Dezembro, realiza-se menos de um ano antes das celebrações do 50.º aniversário da independência nacional.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...