Tanzaniana Tulia Ackson é a nova presidente da União Interparlamentar

A candidata da Tanzânia, Tulia Ackson, foi eleita, na última sexta-feira, dia 27, em Luanda, presidente da União Interparlamentar (UIP) e irá, assim, dirigir os destinos desta organização mundial, nos próximos três anos.
Tulia Ackson, que é presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia, concorreu no pleito eleitoral, que decorreu à margem da 147.ª Assembleia da UIP, contra as candidatas Adji Kanoute (Senegal), Catherine Hara (Malawi). A tanzaniana venceu com 172 votos e tornou-se na primeira mulher africana na presidência da UIP, sucedendo ao deputado português e presidente cessante, Duarte Pacheco. Na escolha, realizada no Palácio da Assembleia Nacional, participaram mais de 300 membros de parlamentos de 130 países do mundo.
Tulia Ackson, doutorada em Direito, tornou-se a 31ª líder do organismo que representa os legisladores de todo o mundo. Ackson, que completa 47 anos a 23 de Novembro, lidera o parlamento da Tanzânia desde Janeiro de 2022. Antes disso, foi vice-presidente e deputada do Parlamento de 2015 a 2022. Desempenhou também as funções de Procuradora-geral adjunta da Tanzânia durante um breve período, em 2015. Na qualidade de presidente e deputada pelo círculo eleitoral urbano de Mbeya (sudoeste), Tulia Ackson participou em várias reuniões da UIP, incluindo, entre outras, a 144ª e a 146ª Assembleia-Geral da UIP, 51ª Sessão da Assembleia do Fórum Parlamentar da SADC, a 65ª Conferência Parlamentar da Commonwealth (CPP) e em várias Assembleias Parlamentares da África Caraíbas e Pacífico (ACP).
Tulia Ackson é a primeira mulher da UIP do continente africano e na história da África Oriental a ocupar a presidência desta organização.
No seu primeiro pronunciamento, na qualidade de presidente da UIP, Tulia Ackson disse que irá trabalhar de forma diligente e incansável com o intuito de dar resposta a uma multiplicidade de desafios que o mundo enfrenta e esforçar-se para concretizar os objectivos e as aspirações da UIP.
Refira-se que a UIP é uma organização fundada em 1889, uma das mais antigas do mundo, e conta, actualmente, com mais de 46 mil deputados de 179 parlamentos nacionais, promovendo a paz e a democracia.