TAAG amplia programa de estágios e assina protocolo com o ITEL

A administradora executiva de Capital Humano e Jurídico da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, Neide Teixeira, anunciou, ontem, em Luanda, a ampliação do seu programa de estágios profissionais, com a inclusão de 60 novos estagiários, dos quais cinco são do Instituto de Telecomunicações (ITEL).
Neide Teixeira, que falou à imprensa no final da assinatura do protocolo de cooperação entre a TAAG e o ITEL, disse que, além dos novos estagiários, haverá, também, um número ilimitado de estágios académicos, conforme a demanda por horas práticas.
A administradora lembrou que, nesta primeira fase, os estagiários são provenientes de sete instituições de ensino superior e, até ao momento, a TAAG já firmou parcerias para estágios com o Instituto Superior Técnico de Administração e Finanças (ISAF), Universidade Agostinho Neto (UAN), Universidade Católica de Angola (UCAN), Universidade de Luanda e o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC), estando prevista, também, a colaboração com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC)
A responsável explicou, ainda, que o objectivo do protocolo de cooperação é impulsionar oportunidades de estágio para estudantes finalistas e recém-formados na companhia.
Sobre os critérios para participação no programa, a administradora informou que os candidatos devem ter uma média mínima de 14 valores, idades entre 18 e 26 anos, formação em áreas estratégicas para a companhia área, como Engenharia e Manutenção, Operações de Voo e de Terra, além de sectores administrativos, como Finanças, Informática, Recursos Humanos e Direito.
“Os primeiros estagiários devem iniciar as actividades no dia 19 do corrente mês, com um período de duração de seis meses, e, durante o estágio, os participantes terão remuneração e benefícios, que inclui alimentação e transporte”, adiantou.
Sobre a parceria com o ITEL, Neide Teixeira realçou que vai reforçar o programa de estágios da TAAG, focado na integração de jovens talentosos no mercado de trabalho, além de fortalecer o compromisso das duas instituições na capacitação de futuros profissionais dos sectores tecnológico e aeronáutico, promovendo qualificação e empregabilidade no país.
O acordo assinado garante a continuidade do programa de estágios “Take-Off”, que visa, ainda, proporcionar experiência profissional a estudantes recém-formados, preparando-os para o mercado de trabalho e, potencialmente, para integrarem os quadros da companhia.
ITEL valoriza parceria
O director-geral do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Cláudio Gonçalves, ressaltou a importância do acordo para a qualificação dos estudantes e sua inserção no mercado de trabalho.
O objectivo, frisou, é garantir a melhor formação e as melhores oportunidades para os estudantes do ITEL, este protocolo está alinhado com a missão de elevar a qualidade do ensino e ampliar as possibilidades de empregabilidade dos estudantes”, afirmou.
Cláudio Gonçalves explicou que o ITEL é uma instituição vocacionada para o treinamento de jovens e que esta parceria fortalece ainda mais sua actuação. Actualmente, a instituição oferece três cursos de destaque, Informática, Informática e Sistemas Multimídia, e Electrónica e Telecomunicações.