Situação da República Centro-Africana debatida em Luanda num ambiente fraternal
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, na sua qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, convidou para um encontro, em Luanda, o Presidente do Conselho Militar de Transição da República do Tchade, General Mahamat Idriss Déby Itno, e o Presidente da República Centro Africana, Faustin-Archange Touadéra.
Em declarações no final do encontro, sem avançar detalhes, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou que a reunião tripartida entre Angola, República Centro-Africana e Tchad decorreu num “ambiente fraternal”.
“Os três chefes de Estado, depois das trocas de impressões, decidiram continuar esta fraternidade que existe entre os países da região, quando se tratam de situações num dos países, que neste caso específico é a Republica Centro-Africana”, referiu o chefe da diplomacia angolana.
O ministro justificou que a o encontro à porta fechada teve como objectivo a análise à situação na República Centro-Africana, no qual “Angola já tem jogado um papel importante”.
Téte António destacou o papel determinante de Angola, sob liderança do Presidente João Lourenço, no alcance da estabilidade política na RCA.