Sessenta comunas rurais de Angola irão beneficiar de energia solar

Mais de um milhão de pessoas vão ser beneficiadas em 60 comunas das províncias do Bié, Lunda Sul, Lunda Norte, Malange e Moxico de energia eléctrica através de instalação de 46 parques solares.

A electrificação rural tem início na comuna de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda Norte. O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, citado pela RDP África, reconheceu os constrangimentos causados pela falta de energia eléctrica naquela região do leste de Angola: “Vemos aqui, no Cafunfo, como é que as pessoas vivem. Não têm energia, há geradores que vendem energia aqui e ali. Mas é uma energia cara. A maior parte da população não tem acesso e este projecto vai resolver esse problema. Vamos trazer uma energia barata, para todos, e vai certamente mudar a face desta vila que tem uma paisagem tão bonita, um potencial agrícola enorme e que efectivamente precisa dessa infraestrutura.” E acrescentou: “Vamos ter aqui uma capacidade instalada de quase 100 megawatts em painéis. Vamos atender dia e noite às necessidades desta população.” O investimento total do projecto ascende a mil milhões de euros.

Para além de energia, o ministro reconheceu que a população precisa de água de qualidade. “Temos também o problema da água para resolver. A população consome água do rio Cuango que infelizmente não tem qualidade. Vamos, também, por isso, realizar aqui uma acção de emergência a esse nível.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...