Segurança pública abordada com juízes
O reforço do mecanismo de tratamento e acompanhamento dos processos criminais esteve no centro de um encontro entre a coordenação técnica do Ministério do Interior, juízes de Garantia e procuradores da República na província de Benguela.
Durante o encontro, na sede da Delegação do Ministério do Interior (Minint), foram abordados aspectos sobre a situação real da criminalidade na província e as acções operativas em curso.
A análise dos mecanismos investigativos para a recolha de dados, tratamento técnico, estruturação lógica dos processos, com realce para a necessidade de cumprimento célere dos prazos processuais e evitar o excesso da prisão preventiva, esteve igualmente em abordagem durante a reunião.
Segundo o jornal de Angola, na ocasião, o delegado do Ministério do Interior e comandante provincial da Polícia em Benguela, comissário Aristófanes dos Santos, sublinhou que o encontro serviu para uma melhor articulação entre as partes no domínio do acompanhamento dos processos criminais.
“Pretendemos, desta forma, imprimir uma nova dinâmica, maior celeridade e valorização técnica no tratamento dos casos que têm sido motivo de estruturação processual, visando, assim, promover uma maior qualidade no funcionamento normal do sistema de Justiça”, explicou.
A Polícia Nacional em Benguela, referiu o comissário, continua a desempenhar o seu verdadeiro papel no combate à criminalidade, tendo em conta a estratégia desenvolvida pelos diversos comandos municipais e esquadras policiais instaladas na província.