Segurança alimentar centraliza objectivos

O Ministério do Planeamento vai continuar a trabalhar para elevar os níveis de segurança alimentar com o objectivo de assegurar alimentação equilibrada, aumento da produção nacional e geração de empregos.

Na abertura da 7ª edição da Semana Nacional da Qualidade realizada, recentemente, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, reafirmou este compromisso.

Disse que os níveis actuais de segurança alimentar colocam já o país menos dependente do exterior e reduz as desigualdades sociais, além de que também garantem que os angolanos tenham maior qualidade de vida.

Para Luís Epalanga, a segurança alimentar, juntamente com a promoção do capital humano, constitui-se num dos pilares fundamentais do Plano de Desenvolvimento Nacional (PND), cuja concretização implica a busca de soluções programáticas multifacetadas.

Para o efeito, disse, foram definidas prioridades imediatas, visando cumprir com os objectivos estratégicos, como a garantia da segurança alimentar, qualidade alimentar, o reforço da resiliência e a segurança alimentar nutricional.

Além do aumento e controle da qualidade dos alimentos para importação e aferição da qualidade dos alimentos exportados.

“Reconhecemos que os objectivos descritos pressupõem uma acção conjunta com os parceiros de cooperação para o desenvolvimento,” disse.

Luís Epalanga lembrou que a 31 de Janeiro de 2020, o Governo de Angola e a União Europeia assinaram o acordo de apoio à criação de emprego e ao clima de investimento num valor total de cinco milhões de euros.

Conforme fez saber, o Ministério tem acompanhado todo o desenvolvimento deste projecto que está em linha com a política de apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional, PDN 2023-2027, o que desde logo reforça a determinação de Angola em reduzir a dependência do país face ao sector petrolífero bem como garantir a segurança alimentar.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...