Romance de Gildeci Leite apresentado em Luanda

“A Casa do Ministério ou A Casa do Renascimento” é o título do romance do escritor brasileiro Gildeci Oliveira Leite, apresentado oficialmente em Angola, na tarde de terça-feira, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, ex- Centro Cultural Brasil – Angola, tendo o autor participado por em vídeo conferência.

Prefaciado por Manuel Rui Monteiro, a obra com 196 páginas chega ao mercado com a chancela da Mayamba Editora e, numa primeira fase, teve uma tiragem de mil exemplares. O romance foi apresentado, na capital angolana, pelo escritor brasileiro Kaio Carmona.

De acordo com o autor, a obra narra conflitos causados pela intolerância religiosa, acrescentando ainda que a mudança de um jovem casal ao cristianismo evangélico, a sede de poder e dinheiro desembocam na briga pelo corpo de uma das personagens, que é vítima do racismo.

Segundo o autor, tudo é narrado por Exu, que não abre a mão de proteger um de seus filhos, mesmo este negando tradições afro-descendentes, num ambiente em Salvador, cidade mais negra fora do continente africano, tendo realçado que fica evidente, a hipocrisia de dirigentes religiosos ao pregarem uma moral puritana promovendo orgia.

A saga dos gémeos António e José, conta, é também a história de Maria, ensinando pela sua mãe a usar a beleza e favores sexuais para a ascensão da família. Quase todos podem ser vítimas e algozes, mais as tradições afro-brasileiras são as perseguidas e demonizadas pela voz preconceituosa.

Manuel Rui Monteiro, que escreveu o prefácio do livro, destacou o auto como: “meu irmão que me integrou no candomblé, lá no morro do Engenhão em São Salvador, não me surpreende, mais o que me deslumbra é esta escrita poética que nos dá vontade de declamar o texto para uma assembleia de irmãos, onde os sons falam inventada realiza a meditação sobre o caos liberto do gueto porque nossas vidas são eternas encruzilhadas no triângulo candomblé – samba – capoeira, na misteriosidade de que o tempo só é a favor de quem sabe lidar com ele”.

O responsável da Mayamba Editora, Arlindo Isabel, disse que a obra é apresentada e editada pela sua editora no país, sublinhando que graças o auxílio do escritor Manuel Rui Monteiro que na altura criou as condições para “que eu pudesse estar como o Gildeci de Oliveira Leite” para publicação do livro que considera uma importante obra para a literatura angolana.

Arlindo Isabel aproveitou a oportunidade para desejar ao autor sucesso na carreira literária para o bem do desenvolvimento da literatura universal, em particular à literatura brasileira.

Para Kaio Carmona, a quem coube a responsabilidade de apresentar a obra, a publicação de “A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento”, pela Mayamba Editora, fortalece mais ainda a relação cultural entre os dois países.

Kaio Carmona revelou que teve grande impacto ao ter contacto com a obra pela escrita e a temática desenvolvida na narração do romance, confessando que o autor é um escritor com muita experiência em diferentes vertentes da literatura, como professor e pesquisador. Na obra, afirmou, revela-se como prosador consciente no poder da palavra na ficção.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...