RNT e congénere moçambicana assinam acordo de cooperação
As empresas angolanas Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP) e moçambicana de Electricidade (EDM) assinaram em Luanda, um acordo de cooperação no âmbito da preparação da entrada de Angola no mercado de fornecimento de energia aos países da Comunidade de desenvolvimento da África Austral (SADC), noticiou a Angop.
Segundo informações da assessoria de imprensa da RNT, o protocolo, de três anos, renovável, visa reforçar as relações existentes de partilha de experiências no domínio da integração e de negócios no âmbito da SADC e no da interligação com a Pool Energética da África Austral (SAPP).
O acordo abrange os domínios da formação de quadros, prevenção e segurança, planeamento e gestão de projectos, concepção, construção, renovação e implementação de Obras, bem como o intercâmbio nas áreas de mercados de electricidade, exploração e manutenção de equipamentos, administração, finanças e serviços gerais.
O protocolo foi assinado pelos presidentes dos Conselhos de Administração da RNT e da EDM, respectivamente, Rui Gourgel e Marcelino Gildo Alberto.
Na ocasião o PCA da RNT, Rui Gourgel informou que o protocolo visa colher experiências na preparação das equipas de gestão para a entrada no mercado de fornecimento de energia dos países da região sem grandes sobressaltos.
Já o PCA da EDM, Marcelino Gildo Alberto, sublinhou que a sua empresa actua no mercado regional através de acordos com congéneres da África do Sul, Swazilândia e do Zimbabwe e mediante a disponibilização de excedentes na produção de electricidade no mercado regional.
Angola, com um excedente de cerca de 3,5 gigawatts, tem potencial para entrar neste mercado regional, declarou o gestor da empresa moçambicana, que arrecada 20% das receitas com venda de electricidade a países da região austral.