Regalias para políticos provoca ira da população na Nigéria
A aprovação pelo presidente nigeriano, Bola Tinubu, de um orçamento suplementar que prevê milhões de dólares para um iate presidencial e veículos todo-o-terreno (SUV) para a sua mulher e os membros do parlamento, voltou a provocar a ira dos nigerianos face ao que consideram ser uma disparidade económica crescente.
Na quarta-feira, 8 de novembro, Tinubu assinou o orçamento de Estado, atribuindo 38 milhões de dólares à frota aérea presidencial e a outras. Por seu lado, o parlamento, com 460 deputados, confirmou que todos os deputados vão receber um novo SUV, com um custo de mais de 150 mil dólares cada. Segundo eles, estes veículos ajudá-los-ão a desempenhar melhor as suas funções.
A Nigéria assiste actualmente a uma subida em flecha dos preços dos alimentos, que atingem níveis recorde e incrementam a frustração dos nigerianos, que veem os políticos auferirem de salários enormes, enquanto outros, como os profissionais de saúde, têm de entrar em greve para protestar contra os seus magros rendimentos.
Os sindicatos têm lutado para que o governo aumente o salário mínimo dos funcionários públicos, que é actualmente de 67 dólares por mês. O último aumento do salário mínimo teve lugar em 2019, na sequência de fortes protestos de rua.