Produção industrial angolana cresce 3,4% no terceiro trimestre deste ano
A produção industrial de Angola registou um crescimento de 3,4% no terceiro trimestre de 2024, face ao período homólogo de 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.
De acordo com informações tornadas públicas esta sexta-feira, dia 27, pela agência Lusa, o Índice de Produção Industrial mostrou que o principal contributo para o crescimento veio das indústrias transformadoras, com uma variação positiva de 2,7%. Registaram-se também aumentos nas áreas da produção e distribuição de electricidade, gás e água (0,5%) e nas indústrias extractivas (0,2%).
O desempenho da actividade industrial no terceiro trimestre foi também positivo quando comparado com o trimestre anterior, com um aumento de 3,3%. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelo sector das indústrias extractivas, que cresceu 3%, e pelas indústrias transformadoras, com um aumento de 1,4%.
No que diz respeito ao Índice de Número de Empregados, os dados indicam que o número de trabalhadores no sector industrial aumentou 3,1% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. O mesmo índice também aumentou 3,1% em relação ao segundo trimestre de 2024, reflectindo uma recuperação e expansão da actividade no sector.
Já na produção industrial por tipo de bens, os “bens intermédios” tiveram um desempenho assinalável, com uma variação de 25,2% face ao terceiro trimestre de 2023. Quando comparado com o trimestre anterior, o aumento foi de 19%, mostrando uma forte procura por estes produtos.
Estes dados indicam uma recuperação contínua da indústria angolana, impulsionada pela expansão em vários subsectores. A melhoria da produção e do emprego no sector é um sinal positivo para a economia do país, que continua a procurar estabilidade e crescimento.