Presidente João Lourenço testemunha investidura de Netumbo Nandi-Ndaitwah

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, testemunha hoje, no Palácio Presidencial, em Windhoek, a investidura da nova Chefe de Estado da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah.
O Estadista angolano integra o naipe de convidados de Alto Nível aguardados para a cerimónia, que coincide com as celebrações dos 35 anos da Independência da Namíbia, assinalados também hoje, 21 de Março.
Dados actualizados pelo Ministério da Comunicação Social local atestam que pelo menos dez dos 20 Chefes de Estado convidados confirmaram presença na cerimónia desta manhã, enquanto outras delegações estrangeiras serão representadas por Presidentes da República, Vice-Presidentes, Primeiros-Ministros, presidentes do Parlamento e ministros das Relações Exteriores.
Segundo o jornal de Angola online, os países convidados são Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Quénia, Moçambique, República Árabe Saharaui Democrática, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Guiné Equatorial, Ghana, Uganda, Etiópia, Libéria, Malawi, Nigéria, Eswatini, Lesotho e Cuba.
Após o presidente do Tribunal Supremo conferir posse à Netumbo Nandi-Ndaitwah, segue-se o discurso da nova Presidente da Namíbia, antecedido da prestação de juramento à Nação. Estão previstos, também, discursos do Presidente cessante, Nangolo Mbumba, e da Chefe de Estado da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu.