Presidente de Taiwan visita ESwatini em desafio à hegemonia de Pequim no continente

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, está, desde hoje (dia 5) e até quinta-feira (dia 7), de visita a ESwatini (ex-Suazilândia), uma deslocação que tem em vista reforçar os laços com o único aliado do país em África.

Tsai Ing-wen irá assistir às comemorações do 55º aniversário da independência de ESwatini e assinalar os 55 anos de relações bilaterais entre os dois países.

Durante a visita, a Presidente deverá encontrar-se com o monarca do país, o Rei Mswati III, e visitar um hospital local e projectos patrocinados por Taiwan, antes de regressar a casa na sexta-feira.

Ainda em solo de Taiwan, a presidente declarou que a sua viagem tinha por objetivo “celebrar a amizade entre os dois países e promover uma cooperação sustentável.” E acrescentou: “ESwatini sempre apoiou firmemente Taiwan, dando-nos confiança e força.”

Recorde-se que para a República Popular da China, Taiwan é parte integrante do seu território, sem direito a relações entre Estados. A pequena ilha possui relações diplomáticas com apenas 13 países, sendo ESwatini o único no continente africano o desafiar o poderio chinês.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...